ARTIGO

Pacientes e médicos do planeta

Na sessão plenária do Parlamento gaúcho que aprovou a chamada “Lei da Reciclagem”, em abril, fiz questão de lembrar e referendar a expressão “profetas da Ecologia e médicos do planeta”, cunhada pelo saudoso Antonio Cechin para definir os nossos catadores. Rememorei tal consigna para referenciar o objetivo essencial de Cechin que era de valorização das funções social e ambiental que exercem os recicladores em seu trabalho com os rejeitos descartados pela sociedade.

Mas, reverenciado o autor da máxima tão generosa, também me propus a destacar a própria trajetória do marista que criou o primeiro galpão de reciclagem da nossa capital em 1987, portanto há mais de três décadas, e bem antes de se falar em separação ou coleta seletiva do descarte. Por todo seu acúmulo e pioneirismo no processo de limpeza das margens do Guaíba, nas ilhas que cercam a Capital, Cechin foi um dos inspiradores do projeto de lei n° 11/2010, construído por nosso mandato junto com as lideranças de entidades de recicladores.

Apresentada em 2010, a proposição legislativa cumpriu um trâmite demorado de oito anos, com uma maturação alongada pela negociação com governos já que trata da destinação dos resíduos do poder público estadual, direto e indireto. Após ser sancionada pelo Executivo, a nova lei contemplará a geração de emprego e renda e contribuirá para a preservação ambiental. Ainda colaborará para a consolidação da cultura de separação dos resíduos no âmbito das instituições públicas. A nova lei assegurará a destinação dos resíduos recicláveis descartados às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis do Estado.

Para isto, estas entidades deverão ser constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham esta atividade como principal fonte de renda; não possuir fins lucrativos; e apresentar o sistema de rateio entre os associados e cooperados. Falecido em novembro de 2016, Cechin não pôde acompanhar no Legislativo a aprovação do PL, que agora passa a fazer parte de seu legado e beneficiará, indistintamente, médicos e pacientes do nosso planeta.

Adão Villaverde - Professor, engenheiro e deputado estadual

Artigo publicado no jornal Correio do Povo em 8 de maio de 2018

 

 

Publicado em 08/05/2018 às 14:10

Adão Villaverde - Professor, engenheiro e deputado estadual

BANCADA / villaverde

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada