Em Santana do Livramento nesta quarta-feira (1), o deputado Adão Villaverde (PT) participou da audiência pública proposta por ele que debateu a má prestação de serviços da concessionária Rumo-ALL, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O debate, que contou com a presença de lideranças da região, teve o objetivo de esclarecer os motivos pelos quais a concessionária do sistema ferroviário atende de forma precária ao porto seco de Uruguaiana e Santana do Livramento, uma vez que tais atribuições constam do contrato de concessão. O deputado expressou preocupação com o fato de o transporte de cargas sobre trilhos no estado ter recuado 43% nos últimos 5 anos.
A malha ferroviária gaúcha integra a chamada Malha Regional Sul, controlada por longo período pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Ela foi concedida para a iniciativa privada em 1997, no Governo FHC, à América Latina Logística (ALL), que, até 2013, detinha também áreas de concessão na Argentina que possibilitavam a integração ferroviária entre grandes centros como São Paulo Buenos Aires.
Ocorreu que a concessionária não honrou os compromissos assumidos com o Poder Público. Parte da malha não foi reativada, em prejuízo da economia dos municípios que passaram a não ter acesso aos serviços ferroviários, como é caso de São Luiz Gonzaga, Rolador, Cerro Largo, Guarani das Missões, Santa Maria, Cacequi, Livramento e Uruguaiana dentre outras.
A operação atual é da empresa Rumo-ALL, nova companhia que resultou da fusão Rumo com a ALL, com concessão para o período de 1997 a 2027, podendo ser prorrogado por mais 30 anos e com operação das malhas das regiões Sul e Sudeste.
Segundo a ANTT, o Rio Grande do Sul possui uma malha de aproximadamente 3.259 km de linhas e ramais ferroviários utilizados somente para o transporte de carga, mas estão sendo operados pela Rumo-ALL apenas 2.100 Km.
Texto: Diogo Baigorra